Porto estabelece novo recorde mensal de volume de carga em maio ao processar mais de 340.000 TEUs

Novas gruas e camiões de transporte integrados na operação à medida que a época alta se aproxima

NORFOLK, VA – O Porto da Virgínia® continua a processar quantidades recordes de carga, tendo movimentado mais de 340 000 TEU (unidades equivalentes a vinte pés) em maio e, ao fazê-lo, tornou-o o mês mais produtivo da história do porto.

O total de TEU de maio ultrapassou a anterior marca de volume mensal de sempre em mais de 14 500 unidades; esse recorde foi estabelecido em dezembro de 2021. Além disso, maio foi o terceiro mês consecutivo de volumes de TEU superiores a 314.000 unidades. O volume combinado de março, abril e maio é superior a 978.000 TEU, resultando no período de três meses mais movimentado da história do porto.

Stephen A. Edwards, CEO e diretor executivo da Autoridade Portuária da Virgínia, espera fortes volumes em junho, que posicionarão o porto para ter o seu melhor ano fiscal (FY22 = 1 de julho de 2021 – 30 de junho de 2022) de sempre. O calendário de colocação em serviço de 15 novos camiões de transporte e de duas novas gruas navio-terra no cais sul dos terminais internacionais de Norfolk será importante para um bom resultado no exercício de 22.

“O sucesso que tivemos nestes últimos três meses é o resultado de uma equipa de operações experiente que sabe como extrair o máximo de produtividade dos terminais e, ao mesmo tempo, prestar um serviço muito eficiente aos nossos clientes”, afirmou Edwards. “Estes novos guindastes proporcionarão a capacidade de processar cerca de 360.000 TEUs adicionais por ano, o que será importante para nós à medida que continuamos a ver novos negócios e entramos na época alta de carga. Esta produtividade de primeira classe e a nossa estratégia de investimento a longo prazo de 1,3 mil milhões de dólares está a impulsionar o negócio para o Porto da Virgínia.”

Em maio, o porto concentrou-se na criação de novas actividades e na realização de progressos na sua estratégia de investimento a longo prazo.

• 3 de maio: A Edwards deu as boas-vindas à Wan Hai Lines no North Berth da NIT. O primeiro navio da transportadora marítima sediada em Taiwan no seu serviço semanal AA7 para a Costa Leste dos EUA liga o porto a vários mercados asiáticos importantes através do Canal do Suez.
  • 13 de maio: A Sea Lead, uma transportadora marítima sediada em Singapura, iniciou o seu primeiro serviço de sempre para a costa leste dos EUA, sendo a Virgínia o primeiro porto de escala da transportadora.
  • 20 de maio: O governo federal inicia o seu compromisso financeiro para a construção dos canais de navegação comercial e do porto mais largos e profundos da costa leste dos EUA. Até 2024, os canais do porto terão uma profundidade mínima de 55 pés e serão capazes de suportar com segurança o tráfego nos dois sentidos de navios porta-contentores ultra-grandes.
  • 23 de maio: O porto anuncia que irá satisfazer todas as suas necessidades operacionais de eletricidade a partir de fontes de energia limpas até 2024. Esta medida coloca o porto à frente do seu objetivo de se tornar completamente neutro em termos de carbono até 2040.
  • 24 de maio: O Porto da Virgínia foi o porto com melhor desempenho da América do Norte em 2021, de acordo com o The Container Port Performance Index 2021, publicado pelo Banco Mundial no final de maio.

“Este é um porto do século XXI que está a ser reconhecido pela sua abordagem moderna ao crescimento”, disse Edwards. “Estamos a dar os passos necessários para criar uma operação sustentável que nos alinhe com alguns dos principais transportadores marítimos, retalhistas, fabricantes, fornecedores e empresas multinacionais do mundo. Para crescer, não podemos confiar no sucesso do nosso passado. Temos de estar sempre a pensar no futuro e a expandir as nossas capacidades para satisfazer as necessidades dos nossos clientes.”

Instantâneo da carga de maio (2022 vs. 2021)

• Total de TEUs – 340.119, um aumento de 8%
  • TEUs de exportação carregados – 97.760, menos 2%