setembro marca o segundo mês consecutivo de volume de carga superior a 300.000 TEUs

As importações carregadas aumentaram quase 26%; na base de CY, o volume aumentou mais de 29%

NORFOLK, VA – As fortes cargas de importação no The Port of Virginia® em setembro ajudaram o porto a atingir meses consecutivos de volume de carga superior a 300.000 TEUs (unidades equivalentes a vinte pés).

Em setembro, o porto processou mais de 306.000 TEU, o que representa um aumento de quase 50.000 TEU (+19%) em relação a setembro do ano passado; o volume de importação carregado foi superior a 152.000 TEU, ou seja, 31.000 unidades (+26%). Em agosto, o porto movimentou mais de 307.000 TEUs. Foi em setembro último que o porto começou a registar uma recuperação considerável dos seus volumes em relação ao período COVID.

• Para ver as métricas operacionais do porto sobre a produtividade no cais, na rampa ferroviária e nos portões de camiões, clique aqui.

“O crescimento a que assistimos não é artificial e o movimento de contentores carregados e vazios está a aumentar, tanto para as exportações como para as importações”, afirmou Stephen A. Edwards, CEO e diretor executivo da Autoridade Portuária da Virgínia. “Foi em setembro passado que os volumes começaram a regressar e, desde então, temos registado um crescimento todos os meses. A operação é fluida e o modelo da Virgínia de ser um porto operacional, onde possuímos, arrendamos e operamos todos os activos, permite-nos ser ágeis na satisfação das necessidades dos nossos clientes e proprietários de carga.”

Nos últimos dois meses, três serviços de navios, o TP20 da Maersk, o Indamex 2 da Hapag-Lloyd e da CMA CGM e o Indus 2 da MSC, começaram a fazer da Virgínia a sua primeira escala no porto da Costa Leste dos EUA. Este facto e o compromisso do porto para com a eficiência estão a ajudar a impulsionar o crescimento, afirmou Edwards.

“Não há congestionamento aqui e os transportadores marítimos e os proprietários de carga estão a tomar conhecimento do nosso historial e do que estamos a fazer para garantir a consistência da nossa operação”, disse ele. “Estamos a manter os nossos níveis de eficiência e de serviço porque estamos a monitorizar a operação de tão perto e continuamos a acrescentar activos modernos. O resultado é que eles estão a escolher a Virgínia porque vêem valor aqui.”

A três meses do final do ano civil, o volume de TEUs do porto é de 2,58 milhões de TEUs, um aumento de 589.136 unidades (+30%) quando comparado com o mesmo período do ano passado. Edwards não prevê um abrandamento do volume antes do final do ano.

“Poderemos assistir a uma quebra à medida que a época de venda a retalho chega ao fim, mas isto é normal e qualquer queda nos volumes será pequena”, afirmou Edwards. “Olhando para 2022, não vemos nada que nos leve a acreditar que vai haver uma queda nos volumes. Vai demorar algum tempo até que a cadeia de abastecimento volte ao normal”.

Instantâneo da carga em setembro (2021 vs. 2020)

• Total de TEUs – 306.219, mais 19,4%
  • TEUs de exportação carregados – 80.697, mais 6,8%